Estudo de Fase II Randomizado, Duplo-Cego e Controlado por Placebo da Segurança e Eficácia de GDC-0853 em participantes com Lúpus Eritematoso Sistêmico Ativo Moderado a Grave.

O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença reumática autoimune que ocorre principalmente em mulheres em idade reprodutiva. A maioria dos pacientes apresenta envolvimento articular, erupções cutâneas, úlceras bucais, fenômeno de Raynaud e/ou fadiga grave. Normalmente, a doença segue uma evolução recidivante-remitente, com períodos intermitentes de atividade da doença, podendo evoluir para incapacidade permanente e morte.

 

Este é um estudo para avaliar a segurança e eficácia do GDC-0853, um novo medicamento que pode ser combinado à terapia padrão de tratamento em participantes com LES ativo moderado a grave.

 

Na busca de novos tratamentos para o LES, verificou-se que a inibição da tirosina quinase de Bruton em animais oferece um mecanismo promissor para o tratamento de doenças autoimunes como artrite reumatóide e LES. A tirosina quinase de Bruton é uma enzima que codifica o gene que tem o mesmo nome e tem um papel crucial no desenvolvimento das células B. Os resultados dos estudos de fase I (estudos de toxicologia) apoiam a avaliação adicional do GDC-0853 como um possível tratamento para LES. A experiência clínica com GDC-0853 até o momento não gerou preocupações de segurança que impeçam a continuação da avaliação em pacientes com doenças autoimunes. Portanto, o Hospital Moinhos de Vento entende a importância de investigar novos tratamentos que são desenvolvidos como alternativas a pacientes que já não obtém resultados com os medicamentos disponíveis ou para condições para as quais não havia nenhum medicamento disponível.